Conheça George Seper, o autor, antes que ele lhe apresente para o mundo da fotografia profissional. Este módulo descreve com detalhes os equipamentos que você vai usar, cobrindo câmeras, como funcionam e como tirar proveito da ampla variedade de lentes disponíveis no mercado.
Introdução ao curso
Equipamentos necessários
Documentos úteis
Glossário
Manual do aluno
Sobre o autor do curso
Descontos para alunos
Imagens em um contexto histórico
A câmera profissional
A câmera de pequeno formato
A câmera DSLR
A câmera telemétrica ou rangefinder
Cuidados na compra
Novidades recentes em câmeras de pequeno formato
A câmera de médio formato
A câmera de grande formato
Mais sobre DSLR de pequeno e médio formato
Lentes intercambiáveis
ISO ajustável
Botão de visualização de profundidade de campo
Fotômetros embutidos
Bloqueio de espelho
Timer
Lentes
Descobrindo a lente
Visão geral sobre lentes
Ciência e mecanismos internos das lentes
Foco
Distância focal
Abertura
Ângulo de visão e perspectiva
Tipos de lentes
A lente normal
Teleobjetivas
Lentes grande-angular
Lentes específicas e outros acessórios
Lentes macro
Extensores, foles e outros adaptadores de lente
Lentes zoom
Lentes reflex
Lentes tilt-shift
Falhas e defeitos em lentes
Aberração esférica
Aberração cromática
Distorções tipo barril e almofada
Flare e vignetting
Características avançadas em lentes modernas
Revestimento na lente
Autofocus (AF)
Mais sobre estabilização de imagem (IS) e redução de vibração (VR)
Filtros
Filtro polarizador
Filtro de densidade neutra (ND)
Cuidados com seu equipamento
Cuidados com as lentes
Cuidados com a câmera
Escolhendo lentes na prática
Fotografia de alimentos e gastronomia
Fotografia de moda
Retratos e fotografia de beldades
Fotografia de arquitetura e interiores
Fotografia de viagens
Fotografia de esportes e vida selvagem
Fotografia de casamentos
Aprenda a manusear sua câmera e a capturar aquelas cenas que você sempre quis fotografar. George apresenta técnicas poderosas de pré-visualização, conhecimento detalhado de sua câmera e as configurações disponíveis que permitem você atingir os resultados que você quer.
Velocidade do obturador e abertura
Tipos de obturador
Obturador de plano focal
Obturador embutido na lente
Stop, a unidade de exposição
Velocidade do obturador e seus stops
Abertura do diafragma e o f/stop
Mais sobre f/stops
Tabela de stops para consulta
A abertura e a profundidade de campo
Reciprocidade
O que é profundidade de campo?
Círculos de confusão
Percepção apurada de nitidez
Nitidez
Escala de profundidade de campo
Distância hiperfocal
Botão de visualização de profundidade de campo
Visualização na câmera
Profundidade de campo e a câmera de grande formato
Sensores digitais e câmeras de grande formato
Modos de disparo
Manual (M)
Prioridade da abertura (Av ou A)
Prioridade do obturador (Tv ou S)
Programa (P)
Compensação de exposição
Composição
Dicas úteis
A regra dos terços
Linhas condutoras
Simetria e o tema centralizado
Espaço vazio
Utilize o primeiro plano
Formas, texturas e repetição
Orientação da imagem
Se aproxime e preencha o quadro
Processo criativo
Pré-visualização
Exposição precisa é a base para a fotografia. Este módulo foi estruturado a partir dos métodos mais modernos, popularizados pelo grande Ansel Adams, para lhe preparar para o competitivo mercado da fotografia. Sendo profissional ou amador de nível avançado, você será capaz de fotografar qualquer assunto com confiança e de forma consistente.
Fotômetros
Visão geral
Fotômetros portáteis
Fotômetros embutidos na câmera
Fotometria de luz refletida
Cenário 1: Cenas claras
Cenário 2: Cenas escuras
Fotometria de luz incidente
Fotometria pontual
ISO digital
Peculiaridades do ISO digital
Sensibilidade à luz
Ruído digital
ISO alto, contraste e distorção de cores
ISO automático
A relação entre abertura, velocidade e ISO
O cartão cinza 18%
Fotometria com a palma da mão
Amplitude dinâmica e o meu método para fotometrar em estúdio
O que é amplitude ou faixa dinâmica?
Um guia para o uso da amplitude dinâmica?
O sistema de zonas
O teste da escala de cinzas
O essencial sobre o sistema de zonas
RGB e o essencial sobre as cores
RGB, escala de cinzas e desvios de cor
Balanço de branco personalizado
Construindo a escala de zonas
Compilando dados de exposição na tabela de zonas
Utilizando o resultado do teste
O sistema de zonas na prática
Lightroom Classic e Lightroom CC
Avaliando cores e outras dicas
Considerações finais sobre fotometria
A regra Sunny f/16
Um pequeno passo para trás no tempo fornece a base para fotografar e trabalhar com eficácia no mundo digital. Ao compreender o que veio antes, somos capazes de tirar maior proveito das ferramentas disponíveis nos dias de hoje, sempre buscando fotografias cada vez melhores.
Uma síntese da história da fotografia
O processo óptico
O processo químico
Fotografia analógica
A composição do filme fotográfico
A revelação do filme
Exposição indesejada (fogging)
Impressão na câmara escura
Trabalhando com segurança na câmara escura
A câmara escura digital
Origem da manipulação de imagens
Logaritmo D e curva E em filmes
Fotografia digital
Sensores digitais
Comparando sensores CCD e CMOS
Scanning backs com arranjo tri-linear
Comparando filme e digital
Vantagens do processo digital
Desvantagens do processo digital
Logaritmo D e curva E em sensores digitais
O histograma
Controles na câmera
RAW
Adobe RGB (1998)
sRGB
Preto e branco
Saturação, contraste e nitidez
Após compreender equipamento e exposição, luz e cor são os temas explorados por serem fatores determinantes na fotografia profissional. Refine a capacidade de pré-visualização, veja e pense como uma câmera, e em seguida investigue técnicas de pós-produção para imagens monocromáticas.
O espectro de cores
Temperatura da cor
A origem da teoria das cores
Triângulo de Maxwell e atual teoria das cores
Sistemas de cores aditivas e subtrativas
CIE e Cores Lab
Filtros para fotografia
Filtros úteis no mundo digital
A escala Mired
Filtros Wratten
Gerenciando cores e equilíbrio de branco
O luxímetro
Balanço de branco digital
Balanço de branco personalizado
Verificando cores
Ver como uma câmera
Percepção das cores
Percepção de profundidade
Amplitude dinâmica
Dicas úteis
Franzir os olhos
Olhar através de um filtro
Fechar um olho
Fechar o punho
Girar a imagem
Agachar
Pré-visualização
Configurando sombras e realces
Fotografia preto e branco
Uma breve retrospectiva pessoal
Preto e branco na era digital
Método 1: Preto e branco na câmera
Método 2: Saturação no Camera Raw
Método 3: Matiz/Saturação
Método 4: Tons de cinza
Método 5: Filtro de fotos
Método 6: Preto e branco
Método 7, meu preferido: Misturador de canais
Utilizando Canais
O canal Vermelho em RGB
O canal Verde em RGB
O canal Azul em RGB
O canal Luminosidade no Modo Cores Lab
Qual é a melhor iluminação do mundo? Este módulo investiga com profundidade iluminação natural e artificial e como você pode usá-los em seu favor. Através do gênero retrato este conhecimento é aplicado em todos os tipos de fotografia e é uma parte crucial da educação de qualquer bom fotógrafo.
Sobre a luz
O sol
Cor
Azul e âmbar
Verde e magenta
Qualidade da luz
Eu amo a luz do dia
Fontes de luz artificial
Iluminando com flash
Utilizando iluminação de forma segura
Iluminação em áreas externas
Hora do dia
O clima e o tempo
Iluminando pessoas e pequenos objetos em movimento
Flash de preenchimento
Espelhos
Scrims
Rebatedores
Contraluz
A melhor iluminação do mundo
Luz natural em espaços internos
Método 1: Simulando um dia com neblina
Método 2: Simulando um dia nublado
Método 3: Simulando um dia de sol
Luz contínua
Luzes quentes
Luzes de tungstênio
Luzes frias
Luzes fluorescentes
Iluminação de LED
Equilibrando flash e luz natural
Duração do flash
Iluminação para retratos
Iluminação para retratos unissex
O índice de vaidade
Iluminando pessoas
Sobre a lei
George explica, através de sua vasta experiência, as realidades comerciais que cercam a fotografia e os métodos para ajudar você a produzir as melhores imagens. Aprenda com os fotógrafos que você admira e analise as imagens para melhorar sua técnica e aprender a aplicá-la com precisão.
A grande questão
Realidade comercial
Fotografia de viagens
Fotojornalismo
Fotografia para revistas
Fotografia de publicidade
A pequena loja de fotografia da esquina
Voltando a prática da fotografia
Eduque a si mesmo
Fique alerta!
Meu método para fotografar objetos
Antes de fotografar reflita sobre esta lista
Pensando como uma lente
Pré-visualização
Gerenciamento de cor na câmera
Adobe RGB (1998)
sRGB
ProPhoto RGB
Visualização da imagem na câmera
Visor LCD de baixa resolução
Histograma de luminosidade
Histograma a cores
Aviso de exposição
Trabalhando conectado (tethered)
Refinando suas fotografias
A armadilha do Photoshop
Aviso, perigo adiante!
Escolha uma área
Seja honesto consigo mesmo
Seja realista
Uma palavra sobre plágio
Portfolio de recortes
Criando seu estilo
Se mantendo atualizado
Para onde a tecnologia está nos levando e o que você realmente precisa para ser um fotógrafo de sucesso? Desenvolva uma compreensão clara das vantagens e desvantagens que os principais equipamentos proporcionam.
Opções de câmera
Formatos
A câmera de pequeno formato
A câmera de médio formato
A câmera de grande formato
A minha escolha de câmera
O sistema de pequeno formato
O sistema Mirrorless (CSCs)
O sistema de médio formato
O sistema de grande formato
Questões e considerações
Comprar ou alugar
Quais lentes eu preciso?
Para onde vai a tecnologia?
Equipamento de iluminação
Unidades de flash de estúdio
Flash monobloco
Usando múltiplos flashes Speedlite
Que marca devo comprar?
Portabilidade
Iluminação de tungstênio
LED e iluminação fluorescente
Equipamento de segunda mão
Computadores e monitores
Dispositivos de calibração
Armazenamento de dados
Discos rígidos externos (HDs)
Sistemas de armazenamento RAID
Discos rígidos externos (SSDs)
O futuro do armazenamento de arquivos
Preparando seus arquivos para o futuro
Meu sistema de armazenamento
A mesa digitalizadora
Software para captura de imagens
Capture One
Adobe Photoshop, Lightroom e Camera Raw
Softwares e aplicativos especializados
Nova tecnologia
Desde a câmera escura, pós-produção e impressão sempre foram elementos de extrema importância na fotografia. Este módulo explica como extrair o melhor de suas imagens quando chega a hora de editar e imprimir o seu trabalho.
Softwares de edição e pós-produção
Adobe Photoshop (Ps)
Adobe Photoshop Elements (PSE)
Adobe Photoshop Lightroom Classic (LrC)
Capture One Pro
Corel PaintShop Pro
Affinity Photo
Outras ferramentas de edição e pós-produção
A questão DPI e PPI
Que tamanho é ideal para uma imagem?
Dispositivos de saída e requisitos de resolução
Impressora jato de tinta para fotografia
Impressora offset
Linhas por polegada e conversões de DPI
O laboratório de impressão profissional
Email e internet
Ganho de ponto (Dot Gain)
Trabalhando em RGB
Gama
Gamut
Aviso de Gamut
Espaço de cores CMYK
Profundidade de bits
Canais de cores no Photoshop
Formatos de arquivo para imagens e impressão
RAW
DNG
JPEG
Formatos de arquivo para impressão
PSD
TIFF
EPS
GIF
JPEG 2000
Outros formatos de arquivo
Trabalhando com arquivos de 16 bits
Adobe Camera Raw e imagens em 16 bits
Convertendo imagens de 8 bits para 16 bits
Editando em 16 bits
Edição e retoques com Photoshop
HDR para cenas de alto contraste
Interpolação
Caixa de ferramentas do Photoshop
Máscara Rápida
Densitômetro do Photoshop
Camadas de ajuste
Nitidez
Toda imagem digital requer nitidez
Máscara de Nitidez
Armadilhas para iniciantes
Meu método para aplicar nitidez
Nitidez seletiva
Ajustes básicos com Camera Raw
Histograma e parte superior do painel
Temperatura
Colorir
Exposição
Contraste
Realces
Sombras
Brancos
Pretos
Claridade
Vibração
Saturação
Curvas
Ferramentas remanescentes
Ferramentas do Camera Raw
Introdução ao Adobe Lightroom Classic
A impressão se parece com a versão no monitor?
Teste de impressão com escala de cinzas
Calibrar seus equipamentos
Trabalhar em um estúdio proporciona muitas vantagens para um fotógrafo. Independente se sua intenção na fotografia é uma atividade em tempo integral ou não, é importante que você esteja familiarizado com este espaço de trabalho e os equipamentos usados.
O estúdio de fotografia
Será que preciso de um estúdio?
Alugar um estúdio
Compartilhando o estúdio
Vivendo no estúdio
Qual deve ser o tamanho do meu estúdio?
Trabalhando em casa
Os perigos
As alegrias
O seu estúdio
A questão da luz do dia
Pé direito
Cores e decoração
Piso
Placas de poliestireno
O indispensável
Equipamento
Transporte público
Estacionamento
Segurança
Alugando o seu precioso estúdio
Comece pequeno
Por onde começar
Vida e negócios
Com o pé na estrada
Planejamento
A visualização de 5 anos
A análise FOFA
O plano de negócios
O orçamento e o fluxo de caixa
Dinheiro
Mais sobre dinheiro
Royalties
Direitos de uso
Colaboração
Os negócios e os impostos
Organização
Equilíbrio
Construir um portfolio é uma das tarefas mais importantes para um fotógrafo. Em constante evolução, este deve se desenvolver junto com seu trabalho fotográfico. George explica o processo e como se sair bem nesta tarefa crucial.
Onde começar
Você tem que decidir
Quem você quer atingir
Seu negócio
Selecionar uma área de especialização
Moda e beleza
Retratos
Casamentos e família
Nu e glamour
Fotojornalismo
Paisagens, viagens e resorts
Alimentos e gastronomia
Produtos e still life
Arquitetura e interiores
Fotografia artística
Industrial e corporativo
Automóveis
Imóveis e drones
O assistente
Educação continuada
Sugestões de plano de carreira
Bancos de imagens
O portfolio profissional
Veja o trabalho de outros fotógrafos
Busque inspiração em portfolios de estilistas
Encontre as pessoas certas para trocar ideias
Converse com agentes de fotografia
Seja implacável, não dilua seu portfolio!
Um portfolio é suficiente?
Busque outras opiniões
Pense em sua apresentação
Onde investir seu dinheiro de forma eficaz
Algumas ideias de marketing
Uma nova abordagem para o portfolio
Vantagens de ter seu portfolio em um tablet
Desvantagens de ter seu portfolio em um tablet
O site profissional
Profissional ou amador avançado, ao criar seu próprio estilo você se destaca dentre outros fotógrafos. Seja persistente, trabalhe de forma inteligente e eficaz que terá uma carreira bem sucedida na fotografia ou se preferir um hobby divertido e apaixonante.
Agências de fotografia
O papel do agente
A relação entre fotógrafo e agente
Como encontrar um agente
Evite agências mistas
Esteja preparado para a entrevista... Você só tem uma chance!
Comissões e encargos
Política das agências
Não discuta!
Bancos de imagens em poucas palavras
Protegendo nossa profissão
Como enviar imagens
Consiga trabalho e mantenha seus clientes
Faça seu dever de casa
Anote nomes no elevador
Venda a sua imagem!
Trabalhando sem agentes
Faça amizades
Mídias sociais
O futuro
Palavra final