Programa do curso de fotografia

Módulo 1 Câmeras e lentes

Conheça George Seper, o autor, antes que ele lhe apresente para o mundo da fotografia profissional. Este módulo descreve com detalhes os equipamentos que você vai usar, cobrindo câmeras, como funcionam e como tirar proveito da ampla variedade de lentes disponíveis no mercado.

Introdução ao curso

Equipamentos necessários

Documentos úteis

Glossário

Manual do aluno

Sobre o autor do curso

Descontos para alunos

Imagens em um contexto histórico

A câmera profissional

A câmera de pequeno formato

A câmera DSLR

A câmera telemétrica ou rangefinder

Cuidados na compra

Novidades recentes em câmeras de pequeno formato

A câmera de médio formato

A câmera de grande formato

Mais sobre DSLR de pequeno e médio formato

Lentes intercambiáveis

ISO ajustável

Botão de visualização de profundidade de campo

Fotômetros embutidos

Bloqueio de espelho

Timer

Lentes

Descobrindo a lente

Visão geral sobre lentes

Ciência e mecanismos internos das lentes

Foco

Distância focal

Abertura

Ângulo de visão e perspectiva

Tipos de lentes

A lente normal

Teleobjetivas

Lentes grande-angular

Lentes específicas e outros acessórios

Lentes macro

Extensores, foles e outros adaptadores de lente

Lentes zoom

Lentes reflex

Lentes tilt-shift

Falhas e defeitos em lentes

Aberração esférica

Aberração cromática

Distorções tipo barril e almofada

Flare e vignetting

Características avançadas em lentes modernas

Revestimento na lente

Autofocus (AF)

Mais sobre estabilização de imagem (IS) e redução de vibração (VR)

Filtros

Filtro polarizador

Filtro de densidade neutra (ND)

Cuidados com seu equipamento

Cuidados com as lentes

Cuidados com a câmera

Escolhendo lentes na prática

Fotografia de alimentos e gastronomia

Fotografia de moda

Retratos e fotografia de beldades

Fotografia de arquitetura e interiores

Fotografia de viagens

Fotografia de esportes e vida selvagem

Fotografia de casamentos

Módulo 2 Obturador, diafragma e suas relações

Aprenda a manusear sua câmera e a capturar aquelas cenas que você sempre quis fotografar. George apresenta técnicas poderosas de pré-visualização, conhecimento detalhado de sua câmera e as configurações disponíveis que permitem você atingir os resultados que você quer.

Velocidade do obturador e abertura

Tipos de obturador

Obturador de plano focal

Obturador embutido na lente

Stop, a unidade de exposição

Velocidade do obturador e seus stops

Abertura do diafragma e o f/stop

Mais sobre f/stops

Tabela de stops para consulta

A abertura e a profundidade de campo

Reciprocidade

O que é profundidade de campo?

Círculos de confusão

Percepção apurada de nitidez

Nitidez

Escala de profundidade de campo

Distância hiperfocal

Botão de visualização de profundidade de campo

Visualização na câmera

Profundidade de campo e a câmera de grande formato

Sensores digitais e câmeras de grande formato

Modos de disparo

Manual (M)

Prioridade da abertura (Av ou A)

Prioridade do obturador (Tv ou S)

Programa (P)

Compensação de exposição

Composição

Dicas úteis

A regra dos terços

Linhas condutoras

Simetria e o tema centralizado

Espaço vazio

Utilize o primeiro plano

Formas, texturas e repetição

Orientação da imagem

Se aproxime e preencha o quadro

Processo criativo

Pré-visualização

Módulo 3 ISO, exposição e fotometria

Exposição precisa é a base para a fotografia. Este módulo foi estruturado a partir dos métodos mais modernos, popularizados pelo grande Ansel Adams, para lhe preparar para o competitivo mercado da fotografia. Sendo profissional ou amador de nível avançado, você será capaz de fotografar qualquer assunto com confiança e de forma consistente.

Fotômetros

Visão geral

Fotômetros portáteis

Fotômetros embutidos na câmera

Fotometria de luz refletida

Cenário 1: Cenas claras

Cenário 2: Cenas escuras

Fotometria de luz incidente

Fotometria pontual

ISO digital

Peculiaridades do ISO digital

Sensibilidade à luz

Ruído digital

ISO alto, contraste e distorção de cores

ISO automático

A relação entre abertura, velocidade e ISO

O cartão cinza 18%

Fotometria com a palma da mão

Amplitude dinâmica e o meu método para fotometrar em estúdio

O que é amplitude ou faixa dinâmica?

Um guia para o uso da amplitude dinâmica?

O sistema de zonas

O teste da escala de cinzas

O essencial sobre o sistema de zonas

RGB e o essencial sobre as cores

RGB, escala de cinzas e desvios de cor

Balanço de branco personalizado

Construindo a escala de zonas

Compilando dados de exposição na tabela de zonas

Utilizando o resultado do teste

O sistema de zonas na prática

Lightroom Classic e Lightroom CC

Avaliando cores e outras dicas

Considerações finais sobre fotometria

A regra Sunny f/16

Módulo 4 O filme e o processo digital

Um pequeno passo para trás no tempo fornece a base para fotografar e trabalhar com eficácia no mundo digital. Ao compreender o que veio antes, somos capazes de tirar maior proveito das ferramentas disponíveis nos dias de hoje, sempre buscando fotografias cada vez melhores.

Uma síntese da história da fotografia

O processo óptico

O processo químico

Fotografia analógica

A composição do filme fotográfico

A revelação do filme

Exposição indesejada (fogging)

Impressão na câmara escura

Trabalhando com segurança na câmara escura

A câmara escura digital

Origem da manipulação de imagens

Logaritmo D e curva E em filmes

Fotografia digital

Sensores digitais

Comparando sensores CCD e CMOS

Scanning backs com arranjo tri-linear

Comparando filme e digital

Vantagens do processo digital

Desvantagens do processo digital

Logaritmo D e curva E em sensores digitais

O histograma

Controles na câmera

RAW

Adobe RGB (1998)

sRGB

Preto e branco

Saturação, contraste e nitidez

Módulo 5 Luz e cor

Após compreender equipamento e exposição, luz e cor são os temas explorados por serem fatores determinantes na fotografia profissional. Refine a capacidade de pré-visualização, veja e pense como uma câmera, e em seguida investigue técnicas de pós-produção para imagens monocromáticas.

O espectro de cores

Temperatura da cor

A origem da teoria das cores

Triângulo de Maxwell e atual teoria das cores

Sistemas de cores aditivas e subtrativas

CIE e Cores Lab

Filtros para fotografia

Filtros úteis no mundo digital

A escala Mired

Filtros Wratten

Gerenciando cores e equilíbrio de branco

O luxímetro

Balanço de branco digital

Balanço de branco personalizado

Verificando cores

Ver como uma câmera

Percepção das cores

Percepção de profundidade

Amplitude dinâmica

Dicas úteis

Franzir os olhos

Olhar através de um filtro

Fechar um olho

Fechar o punho

Girar a imagem

Agachar

Pré-visualização

Configurando sombras e realces

Fotografia preto e branco

Uma breve retrospectiva pessoal

Preto e branco na era digital

Método 1: Preto e branco na câmera

Método 2: Saturação no Camera Raw

Método 3: Matiz/Saturação

Método 4: Tons de cinza

Método 5: Filtro de fotos

Método 6: Preto e branco

Método 7, meu preferido: Misturador de canais

Utilizando Canais

O canal Vermelho em RGB

O canal Verde em RGB

O canal Azul em RGB

O canal Luminosidade no Modo Cores Lab

Módulo 6 Iluminação

Qual é a melhor iluminação do mundo? Este módulo investiga com profundidade iluminação natural e artificial e como você pode usá-los em seu favor. Através do gênero retrato este conhecimento é aplicado em todos os tipos de fotografia e é uma parte crucial da educação de qualquer bom fotógrafo.

Sobre a luz

O sol

Cor

Azul e âmbar

Verde e magenta

Qualidade da luz

Eu amo a luz do dia

Fontes de luz artificial

Iluminando com flash

Utilizando iluminação de forma segura

Iluminação em áreas externas

Hora do dia

O clima e o tempo

Iluminando pessoas e pequenos objetos em movimento

Flash de preenchimento

Espelhos

Scrims

Rebatedores

Contraluz

A melhor iluminação do mundo

Luz natural em espaços internos

Método 1: Simulando um dia com neblina

Método 2: Simulando um dia nublado

Método 3: Simulando um dia de sol

Luz contínua

Luzes quentes

Luzes de tungstênio

Luzes frias

Luzes fluorescentes

Iluminação de LED

Equilibrando flash e luz natural

Duração do flash

Iluminação para retratos

Iluminação para retratos unissex

O índice de vaidade

Iluminando pessoas

Sobre a lei

Módulo 7 Como tirar melhores fotos

George explica, através de sua vasta experiência, as realidades comerciais que cercam a fotografia e os métodos para ajudar você a produzir as melhores imagens. Aprenda com os fotógrafos que você admira e analise as imagens para melhorar sua técnica e aprender a aplicá-la com precisão.

A grande questão

Realidade comercial

Fotografia de viagens

Fotojornalismo

Fotografia para revistas

Fotografia de publicidade

A pequena loja de fotografia da esquina

Voltando a prática da fotografia

Eduque a si mesmo

Fique alerta!

Meu método para fotografar objetos

Antes de fotografar reflita sobre esta lista

Pensando como uma lente

Pré-visualização

Gerenciamento de cor na câmera

Adobe RGB (1998)

sRGB

ProPhoto RGB

Visualização da imagem na câmera

Visor LCD de baixa resolução

Histograma de luminosidade

Histograma a cores

Aviso de exposição

Trabalhando conectado (tethered)

Refinando suas fotografias

A armadilha do Photoshop

Aviso, perigo adiante!

Escolha uma área

Seja honesto consigo mesmo

Seja realista

Uma palavra sobre plágio

Portfolio de recortes

Criando seu estilo

Se mantendo atualizado

Módulo 8 Equipamento e software

Para onde a tecnologia está nos levando e o que você realmente precisa para ser um fotógrafo de sucesso? Desenvolva uma compreensão clara das vantagens e desvantagens que os principais equipamentos proporcionam.

Opções de câmera

Formatos

A câmera de pequeno formato

A câmera de médio formato

A câmera de grande formato

A minha escolha de câmera

O sistema de pequeno formato

O sistema Mirrorless (CSCs)

O sistema de médio formato

O sistema de grande formato

Questões e considerações

Comprar ou alugar

Quais lentes eu preciso?

Para onde vai a tecnologia?

Equipamento de iluminação

Unidades de flash de estúdio

Flash monobloco

Usando múltiplos flashes Speedlite

Que marca devo comprar?

Portabilidade

Iluminação de tungstênio

LED e iluminação fluorescente

Equipamento de segunda mão

Computadores e monitores

Dispositivos de calibração

Armazenamento de dados

Discos rígidos externos (HDs)

Sistemas de armazenamento RAID

Discos rígidos externos (SSDs)

O futuro do armazenamento de arquivos

Preparando seus arquivos para o futuro

Meu sistema de armazenamento

A mesa digitalizadora

Software para captura de imagens

Capture One

Adobe Photoshop, Lightroom e Camera Raw

Softwares e aplicativos especializados

Nova tecnologia

Módulo 9 Pós-produção, resolução e impressão

Desde a câmera escura, pós-produção e impressão sempre foram elementos de extrema importância na fotografia. Este módulo explica como extrair o melhor de suas imagens quando chega a hora de editar e imprimir o seu trabalho.

Softwares de edição e pós-produção

Adobe Photoshop (Ps)

Adobe Photoshop Elements (PSE)

Adobe Photoshop Lightroom Classic (LrC)

Capture One Pro

Corel PaintShop Pro

Affinity Photo

Outras ferramentas de edição e pós-produção

A questão DPI e PPI

Que tamanho é ideal para uma imagem?

Dispositivos de saída e requisitos de resolução

Impressora jato de tinta para fotografia

Impressora offset

Linhas por polegada e conversões de DPI

O laboratório de impressão profissional

Email e internet

Ganho de ponto (Dot Gain)

Trabalhando em RGB

Gama

Gamut

Aviso de Gamut

Espaço de cores CMYK

Profundidade de bits

Canais de cores no Photoshop

Formatos de arquivo para imagens e impressão

RAW

DNG

JPEG

Formatos de arquivo para impressão

PSD

TIFF

EPS

PDF

GIF

JPEG 2000

Outros formatos de arquivo

Trabalhando com arquivos de 16 bits

Adobe Camera Raw e imagens em 16 bits

Convertendo imagens de 8 bits para 16 bits

Editando em 16 bits

Edição e retoques com Photoshop

HDR para cenas de alto contraste

Interpolação

Caixa de ferramentas do Photoshop

Máscara Rápida

Densitômetro do Photoshop

Camadas de ajuste

Nitidez

Toda imagem digital requer nitidez

Máscara de Nitidez

Armadilhas para iniciantes

Meu método para aplicar nitidez

Nitidez seletiva

Ajustes básicos com Camera Raw

Histograma e parte superior do painel

Temperatura

Colorir

Exposição

Contraste

Realces

Sombras

Brancos

Pretos

Claridade

Vibração

Saturação

Curvas

Ferramentas remanescentes

Ferramentas do Camera Raw

Introdução ao Adobe Lightroom Classic

A impressão se parece com a versão no monitor?

Teste de impressão com escala de cinzas

Calibrar seus equipamentos

Módulo 10 O estúdio e o lado comercial da fotografia

Trabalhar em um estúdio proporciona muitas vantagens para um fotógrafo. Independente se sua intenção na fotografia é uma atividade em tempo integral ou não, é importante que você esteja familiarizado com este espaço de trabalho e os equipamentos usados.

O estúdio de fotografia

Será que preciso de um estúdio?

Alugar um estúdio

Compartilhando o estúdio

Vivendo no estúdio

Qual deve ser o tamanho do meu estúdio?

Trabalhando em casa

Os perigos

As alegrias

O seu estúdio

A questão da luz do dia

Pé direito

Cores e decoração

Piso

Placas de poliestireno

O indispensável

Equipamento

Transporte público

Estacionamento

Segurança

Alugando o seu precioso estúdio

Comece pequeno

Por onde começar

Vida e negócios

Com o pé na estrada

Planejamento

A visualização de 5 anos

A análise FOFA

O plano de negócios

O orçamento e o fluxo de caixa

Dinheiro

Mais sobre dinheiro

Royalties

Direitos de uso

Colaboração

Os negócios e os impostos

Organização

Equilíbrio

Módulo 11 Portfolio e as áreas de especialização

Construir um portfolio é uma das tarefas mais importantes para um fotógrafo. Em constante evolução, este deve se desenvolver junto com seu trabalho fotográfico. George explica o processo e como se sair bem nesta tarefa crucial.

Onde começar

Você tem que decidir

Quem você quer atingir

Seu negócio

Selecionar uma área de especialização

Moda e beleza

Retratos

Casamentos e família

Nu e glamour

Fotojornalismo

Paisagens, viagens e resorts

Alimentos e gastronomia

Produtos e still life

Arquitetura e interiores

Fotografia artística

Industrial e corporativo

Automóveis

Imóveis e drones

O assistente

Educação continuada

Sugestões de plano de carreira

Bancos de imagens

O portfolio profissional

Veja o trabalho de outros fotógrafos

Busque inspiração em portfolios de estilistas

Encontre as pessoas certas para trocar ideias

Converse com agentes de fotografia

Seja implacável, não dilua seu portfolio!

Um portfolio é suficiente?

Busque outras opiniões

Pense em sua apresentação

Onde investir seu dinheiro de forma eficaz

Algumas ideias de marketing

Uma nova abordagem para o portfolio

Vantagens de ter seu portfolio em um tablet

Desvantagens de ter seu portfolio em um tablet

O site profissional

Módulo 12 Agências, bancos de imagens e o mercado de trabalho

Profissional ou amador avançado, ao criar seu próprio estilo você se destaca dentre outros fotógrafos. Seja persistente, trabalhe de forma inteligente e eficaz que terá uma carreira bem sucedida na fotografia ou se preferir um hobby divertido e apaixonante.

Agências de fotografia

O papel do agente

A relação entre fotógrafo e agente

Como encontrar um agente

Evite agências mistas

Esteja preparado para a entrevista... Você só tem uma chance!

Comissões e encargos

Política das agências

Não discuta!

Bancos de imagens em poucas palavras

Protegendo nossa profissão

Como enviar imagens

Consiga trabalho e mantenha seus clientes

Faça seu dever de casa

Anote nomes no elevador

Venda a sua imagem!

Trabalhando sem agentes

Faça amizades

Mídias sociais

Instagram

Pinterest

Facebook

LinkedIn

O futuro

Palavra final

 

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